doc

As instituições financeiras afiliadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerrarão, nesta segunda-feira, 15, a prestação do serviço de emissão e agendamento do Documento de Ordem de Crédito (DOC) para indivíduos e empresas. A utilização desta modalidade será permitida até às 22 horas, após esse horário, não será mais possível realizar novos DOCs.

A data limite para o agendamento do DOC é até 29 de fevereiro, quando os bancos concluirão o processamento dos pagamentos, encerrando definitivamente o sistema. O encerramento do DOC foi anunciado pelas instituições bancárias no ano anterior.

O DOC foi instituído pelo Banco Central em 1985 e possibilita que os clientes realizem transferências para outras contas bancárias. Contudo, a transação só é efetivada no dia útil subsequente se realizada até às 21h59 do mesmo dia. Se o DOC for realizado após as 22h, o valor só será creditado na conta do beneficiário no segundo dia útil subsequente.

Juntamente com o DOC, a Transferência Eletrônica de Créditos (TEC), criada pelo Banco Central para que empresas efetuassem o pagamento de salários e benefícios aos funcionários, também será extinta, dado seu desuso. Nos últimos anos, tanto o DOC quanto a TEC perderam espaço para o Pix, um sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custos para pessoas físicas.

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, afirmou em comunicado: “Tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, e sua utilização vem declinando continuamente nos últimos anos. Os clientes têm preferido o Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.”

Mesmo antes do Pix, o DOC enfrentava a concorrência de um meio de transferência mais rápido, a Transferência Eletrônica Disponível (TED), criada em 2002, que possibilita a efetivação do envio de dinheiro no mesmo dia, desde que a operação ocorra até às 17h. A TED continuará existindo e é uma opção popular para transferências de grandes valores.

Entre em contato conosco agora mesmo e fique tranquilo quanto às suas obrigações junto ao fisco.

About the author : Meta Tax Association