Quem enviou a declaração com erros ou informações incompletas pode fazer uma retificação para evitar cair na malha fina.
Declarar o Imposto de Renda pode provocar algumas dúvidas, para evitar erros, é necessário que se reserve um tempo para preencher as informações com calma. Contudo, ainda é possível que depois de enviá-la, você identifique erros.
A retificação do Imposto de Renda é um recurso que pode ser utilizado pelo contribuinte para corrigir equívocos da sua declaração depois do envio e processamento dela. A declaração retificadora precisa conter todas as informações anteriormente declaradas com os ajustes já feitos.
Como fazer a retificação?
Se você optar por retificar sua declaração pelo programa do IR, siga o seguinte passo a passo:
- Abra o programa do IR 2022, clique na aba “Declaração” e depois toque em “Retificar” no lado esquerdo da tela;
- Selecione a declaração que será corrigida. As declarações podem ser identificadas pelo número do recibo, pelo tipo, nome e CPF do contribuinte;
- Após isso, o programa do IR irá gerar uma cópia da declaração enviada com erros na aba “Em preenchimento”;
- Do lado do seu nome, vai aparecer “Retificadora”. Assim que abrir a declaração retificadora, faça as correções devidas;
- Por último, clique em “Entregar declaração”
- Pronto! Sua retificação foi enviada;
Antes de enviar, cheque se está tudo correto com a declaração. Além de revisar o que foi ajustado, vá em “Fichas da declaração” e clique em “Verificar pendências”. Alertas vermelhos impedem a entrega da declaração. Alertas amarelos permitem o envio, porém chamam atenção para possíveis correções que precisam ser feitas.
Também é possível enviar a declaração retificadora peço site da Receita Federal, utilizando o portal e-CAC.
- Na tela de início, insira seu CPF, código de acesso (gerado pelo próprio site) e senha;
- No lado esquerdo da tela, acesse “Meu Imposto de Renda”;
- Clique em “Extrato de Processamento”, escolha o ano da declaração que precisa de correção
- Clique em “Declaração online”;
- A tela irá exibir uma cópia da declaração que você quer retificar. Selecione a ficha que precisa ser corrigida e faça os ajustes necessários;
- Clique em “Finalizar Declaração” e pronto! Retificação enviada.
Se você identificou algum erro na sua declaração, contudo, não a enviou, basta ajustar as informações normalmente no programa ou no site.
Só é possível retificar declarações que tenham sido enviadas nos últimos 5 anos.
A retificação anula e substitui totalmente a declaração anterior. Se você enviou a declaração logo no início do prazo e deixou para fazer a retificação de última hora, ela irá para o final da fila e você receberá a restituição mais tarde.
Não existe limite para retificações. Mesmo que você envie a retificação, mas perceba que ainda precisa alterar algo, é possível entregar uma nova declaração retificadora.
Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!
Fonte: Blog Nubank