Os fraudadores tentam obter o certificado digital de pessoas físicas e jurídicas para praticar crimes em nome dos titulares. As ações vão desde a contração de empréstimos até a compra de imóveis, o que pode causar grandes prejuízos aos usuários. Com o documento em mãos, os criminosos podem autorizar transações de qualquer natureza. “É como roubar identidade ou dar seu cartão de crédito para outra pessoa. Os fraudadores podem agir em nome da vítima em qualquer tipo de atividade”, enfatiza o advogado Alexandre Atheniense.
Um certificado digital é um documento eletrônico emitido por autoridades certificadoras e que permite a identificação virtual de pessoas físicas e jurídicas. Existem três tipos de certificação (veja abaixo), e o certificado garante a integridade e confidencialidade das assinaturas por meio de “procedimentos lógicos e complexos” definidos pelo governo federal.

O golpe precisa de um modelo de certificado A3 no token (a identidade digital de um indivíduo que garante a segurança de assinaturas e transações digitais) e uma senha para ser entregue aos criminosos. “Empresas conceituadas não exigem a entrega desses dados. Não construa uma relação de confiança com quem faz esse tipo de solicitação”, alerta  Atheniense.

Empréstimos, abertura de empresas e fraudes se destacam entre as notícias sobre a atuação de fraudadores que se apropriaram do certificado digital.

Se os burlões se apoderarem da informação, a instrução, segundo o advogado, é de contactarem imediatamente a entidade que emite a certidão e pedirem a sua invalidação. O registro do boletim de ocorrência e a análise de possíveis ações por parte do titular devem ser feitas logo após o cancelamento do documento.

Tipos de certificado digital

  • Certificado tipo A1 é um arquivo com validade de um ano e pode ser instalado em vários computadores mediante cópia de segurança (backup) do arquivo;
  • Certificado tipo A3, com validade de até 5 anos, é usado geralmente por meio de mídia criptográfica (token ou cartão) que precisa estar conectada em computador para cada uso. O certificado só pode ser baixado no token uma única vez e, em caso de perda da mídia, perde-se também o certificado digital;
  • Certificado em Nuvem diminui o risco dessa perda por estar armazenado na nuvem e ser usado no smartphone ou tablet. Pode ser instalado em vários computadores e vários celulares, mas, para cada uso, é encaminhado um pedido de autorização para o celular.

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!

About the author : Meta Tax Association