transação tributária

Nove em cada dez belo-horizontinos estavam endividados em novembro, de acordo com a edição regional da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e apurada pelo núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG).

A pesquisa indicou que o endividamento faz parte da realidade de 89,8% dos entrevistados, 2,5 pontos percentuais superiores ao revelado no mês anterior. “A retomada do fluxo de pessoas no comércio e a proximidade com o Natal, principal data comemorativa do ano para o setor, acarreta um aumento do consumo e, consequentemente, da busca pelo crédito. Esse comportamento, acrescido a outros fatores conjunturais, como a inflação, pressiona o nível de endividamento das famílias para cima.”, explica a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

Entre os tipos de dívidas, o cartão de crédito segue sendo o principal compromisso financeiro assumido – 86,8% dos endividados comprometidos com esta modalidade.

Mas isso não quer dizer que todo mundo não dê conta de pagar pelas contas. Em novembro, 41,3% da população estava inadimplente, valor 0,9 p.p. inferior ao observado no mês imediatamente anterior. Entre os entrevistados, 13,2% disseram não ter condições de pagar pelas dívidas, uma retração de 0,5 p.p. em comparação com o mês imediatamente anterior. O levantamento apontou ainda que as dívidas comprometem, em média, 31,9% da renda familiar.

Por O TEMPO

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!

About the author : Meta Tax Association